quarta-feira, 12 de maio de 2010

JOAQUINA DEHANT - milagre reconhecido n. 9



Também nos primeiros dias deu-se a sensacional cura de Joaquina Dehant. Ela tinha vinte e nove anos e sofreu durante doze anos de uma horrível úlcera na sua perna direita.
Joaquina veio de Gesves na Bélgica. O Dr. Marique e o Dr. Froidebise que a tratavam lá, forneceram detalhes preciosos em seus certificados descrevendo seu estado quando partiu para Lourdes.
Afirmavam que se encontrava em sua perna direita uma úlcera de doze polegadas de comprimento e seis de largura, até o osso. Durante esses anos os músculos da perna tinham sido destruídos em parte, tinha também osteonecrose. A ferida deitava constantemente pus malcheiroso. O pé, faltando-lhe qualquer apoio, estava torto, a junta dos joelhos estava petrificada. [...] No trem, o odor da ferida causou náuseas a todos.
Mas Joaquina estava tão certa de que seria curada em Lourdes, que levou um par de calçados para quando voltasse. Chegando a Lourdes foi levada para a Gruta e sua perna foi banhada na água do tanque por meia hora. De nada valeu. Sem perder as esperanças, voltou horas mais tarde, e mergulhou a perna outra meia hora. Foi tomada por uma dor alucinante, mas depois uma sensação de descanso e o desaparecimento de todo sofrimento. A ferida estava completamente curada, recoberta pela pele, restanto apenas uma cicatriz.
A Srta. Dorval que acompanhou Joaquina aos banhos, o Abade Devos que dela cuidou no trem, e muitos romeiros que a tinham evitado, todos verificaram sua rápida e radical mudança.
A perna direita retomou sua forma reta e normal, servindo na sua antiga função.
Quando Joaquina desceu em Gesves em sua viagem de regresso, usava seus calaçados e andava tão bem como qualquer um. Ela já fez quarenta e cinco peregrinações de agradecimento a Lourdes desde sua cura, sempre com a melhor das disposições.
A Igreja inclui Joaquina Dehant como umas de suas cinquenta e uma [à época da publicação do livro, em meados dos anos 1950] curas miraculosas comprovadas.


Fonte: Cranston, Ruth. O milagre de Lourdes. trad. Ricardo Azzi.
São Paulo, Ed. Melhoramentos, s.d., pp. 23-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário